Em clima de integração e grandes expectativas, teve início, na noite desta terça-feira (17), o 2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés. Profissionais de todo o país e também do exterior estão reunidos em São Gabriel da Palha para falar sobre a diversidade da cafeicultura brasileira, discutir tendências de mercado, trocar experiências e, claro, provar cafés de todas as regiões do Brasil.
Entre os assuntos centrais da programação está o lema “Um país, muitas origens!”. Durante a abertura do evento, o pesquisador e professor do Ifes, Lucas Louzada Pereira, que é um dos organizadores do encontro, refletiu sobre a diversidade encontrada na cafeicultura brasileira. “Não existe um café melhor que o outro. Existem cafés, existem diversidades e nós precisamos respeitar e valorizar isso e debater sobre as oportunidades para esses cafés”.
Nesse mesmo sentido, o presidente da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Café (ABCD Café), Everton Tales, ressaltou que é importante ver todas as origens reunidas. “Será uma oportunidade única para discutir sobre qualidade do café e para mostrar todos os terroirs brasileiros, oferecendo conhecimento para todos os participantes, especialmente para os degustadores, que aproveitarão o momento para calibragem”.
Ainda de acordo com Tales, o evento adquire um caráter internacional, uma vez que nomes relevantes para o setor vieram ao Brasil para participarem do encontro. “Ao receber pessoas de outros países, criamos oportunidade de mostrar nossas tecnologias e a qualidade dos cafés brasileiros, o que facilita a apresentação desses cafés ao exterior. Além disso, poder compartilhar experiências com esses profissionais agrega muito valor ao evento”.
Na visão do pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, que também é um dos organizadores do evento, o encontro traz importantes ganhos para o setor. Segundo ele, a primeira edição do encontro, que aconteceu em Cacoal em 2022, deixou um legado para a cafeicultura da região Amazônica. “existe a cafeicultura antes e depois do encontro de degustadores”.
Ainda segundo Alves, os ganhos vêm através de conhecimento e o momento de agora é novamente oportuno. “Tenho certeza de que São Gabriel da Palha, que tem sido reconhecida como a capital do conilon brasileiro, vai se firmar cada vez mais como a capital do conilon de qualidade. Aqui estão representadas muitas origens. Convido todos a aproveitarem esse momento, porque o café, o cafeicultor e o Brasil merecem”.
Sobre o evento
O 2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés acontece entre os dias 17 e 20 de outubro e recebe o apoio das instituições Cooabriel, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, Sicoob–ES, Sistema OCB-ES, Incaper e SEAG, para organização e realização do evento.