A Secretaria Municipal de Educação de Linhares realizou o 1º Festival de Xadrez Estudantil que reuniu mais 70 estudantes na Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos, onde aconteceu o evento. O festival reuniu servidores das escolas, comunidade, estudantes e familiares.
A professora de Educação Física e do Projeto de Xadrez da rede municipal, Ingrid Barros, disse que a competição não apenas destacou a importância do xadrez como ferramenta educacional, mas também trouxe uma atmosfera de entusiasmo, concentração e aprendizado.
“Muitas famílias estiveram presentes, o que é um ponto de destaque, uma vez que o xadrez oferece uma gama de benefícios para os estudantes, que vão muito além do simples jogo de tabuleiro. O xadrez, além de ser um passatempo intelectualmente estimulante, é uma atividade que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos estudantes”, disse Ingrid.
Entre os principais benefícios do xadrez estão o desenvolvimento do pensamento estratégico, a melhora da concentração, aprimoramento do raciocínio lógico, o fomento da criatividade e o aprendizado de valores, pontuou a secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato.
“Estamos felizes com esse movimento, porque o xadrez ele é extremamente importante, potencializando habilidades nos estudantes e desenvolvendo o raciocínio lógico, a concentração, o foco, a atenção que ele precisa ter e que impactam diretamente no aprendizado do dia a dia em sala de aula”, reforçou a secretária.