A Guarda Civil Municipal passa a reforçar o patrulhamento ostensivo e preventivo com a Operação Natal 2023 em Linhares em parceria com a Polícia Militar. As atividades começarão na próxima no próximo dia 11 de dezembro e seguirão até o dia 24 de dezembro, véspera de natal.
As equipes da Guarda Municipal desenvolverão todos os métodos de policiamento preventivo, com patrulhamento a pé e motorizado. Para a Operação Natal 2023 serão cerca de 45 agentes da GCM distribuídos em locais estratégicos, circulando em sete viaturas, duas motocicletas e a pé, além do efetivo da Polícia Militar.
Durante o dia e a noite os guardas estarão nas ruas dos bairros e do centro da cidade para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana, já que nesta época do ano o comércio funciona em horário estendido. Além disto, a Base Comunitária localizada na Praça Régis Bittencourt vai servir de apoio para as ações da Guarda Municipal.
O aumento do policiamento é uma constante no final do ano devido à maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população, somada ainda ao aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, todas as atividades são aplicadas conforme a análise criminal, priorizando os locais com maior número de circulação de pessoas e de registros de crimes mensurados pelas estatísticas da Central de Videomonitoramento da Prefeitura.
“Temos um planejamento relacionado ao nosso georreferenciamento, onde ocorre o maior índice de ocorrências em Linhares. O efetivo foi readequado para aumentar a presença dos guardas nos arredores de locais com concentração de comércio e movimentação de pessoas”, disse o Secretário.
De acordo com Coronel Jones da Silva Mattos, também haverá blitzes de trânsito nas vias com maior tráfego de pedestres e veículos e operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública. “Estamos fazendo um esforço a mais em prol do cidadão linharense”, disse o coronel.