Prestes a encerrar o exercício 2023, a Cooabriel realizou a revisão do seu Planejamento Estratégico. A agenda, que já faz parte do calendário anual da instituição, teve data nos dias 27 e 28 de novembro e 11 e 12 de dezembro, em São Gabriel da Palha.
Além de discutir os principais números e negócios da cooperativa, a revisão busca avaliar cenários e indicadores de mercado, revisitar metas e elaborar novas ações e estratégias para que, ao final do processo, seja elaborado o novo mapa estratégico da cooperativa.
Assim como aconteceu no ano anterior, o planejamento estratégico contou com a colaboração de todo o quadro funcional da cooperativa. A gerente corporativa administrativa da Cooabriel, Tayani Mauri, explica que foi enviado um questionário para cada colaborador, que interagiu respondendo sobre diversos aspectos. “Essa interação é muito produtiva. É uma forma de tornar o planejamento mais participativo e, na medida em que o colaborador percebe que suas sugestões são levadas em consideração, ele se sente mais motivado a trabalhar em favor das metas e indicadores propostos”, analisa.
O Planejamento Estratégico e seu posterior acompanhamento é uma das proposições do PAEX- Programa Parceiros para a Excelência, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, com apoio do Sistema OCB/ES.
De acordo com o professor associado da Fundação, Omar de Oliveira Fantoni, que atua como orientador da revisão, o processo que está sendo realizado traduz ideias em objetivos e unifica as informações.
“A comunicação de planos e estratégias é um fator primordial no processo de planejar, desenhar o futuro e estabelecer as novas metas. É preciso acompanhar periodicamente os resultados e fazer as correções de rumo, caso sejam necessárias, para que os resultados sejam alcançados”, pontua.
Nos últimos anos, a Cooabriel apresentou índices de crescimento expressivos e, na visão do superintendente da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, o ciclo de planejamento e definição de estratégias tem uma importante contribuição nesses avanços.
“O ritmo de crescimento que a cooperativa tem imprimido traz em si uma relação com esse planejamento, uma vez que as decisões tendem a ser mais assertivas quando bem planejadas. Estamos elaborando micro visões para o exercício 2024, mas sem deixar de lado algumas visões macro para os próximos anos”, esclarece.
Após a discussão das ideias, as novas propostas serão apresentadas aos cooperados, especialmente através da Assembleia Geral Ordinária, para a sequente aprovação ou não dos projetos.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, destaca que, na elaboração de novas ações e estratégias, o foco central permanece na prestação de serviços e na relação com o cooperado. “A cooperativa tem sua base construída sobre valores inegociáveis e traça suas ações sempre pautada na ética e na transparência. Muito mais que a expansão, a cooperativa busca solidez e constância em suas atividades”, ressalta.