O ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram o edital, na última quarta-feira (4), para a obtenção de autorização de funcionamento de 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país, em 116 regiões de saúde.
A primeira região de saúde do ES, que compreende 29 municípios do norte e noroeste do estado, terá um curso de medicina, com 60 novas vagas, autorizado a funcionar através do edital.
A primeira região de saúde compreende os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.
A medida faz parte do programa Mais Médicos, que busca o fortalecimento do SUS, a descentralização da oferta de cursos e a promoção da qualidade da formação médica.
A abertura de novas vagas de medicina no Brasil estava proibida desde abril de 2018, quando uma portaria do Ministério da Educação com validade de cinco anos foi publicada como forma de controlar a qualidade dos novos cursos no país.
Fonte: Agência Brasil