No primeiro momento, a emissão será feita apenas para pessoas selecionadas, que estão solicitando primeiras vias do documento e que não têm inconsistências nos cadastros da Receita Federal. A partir de fevereiro, a emissão será aberta para toda a população.
Os documentos necessários para a emissão são certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência e, opcionalmente, números de outros documentos, como Carteira de Trabalho, CNH ou cartão do SUS.
A primeira via da CIN é gratuita para todas as pessoas. Quem perdeu um RG do modelo antigo pode emitir a CIN a partir de fevereiro.
O novo documento terá o CPF como identificador único e válido para todo o país e um QR Code de segurança que possibilita a verificação de suas ocorrências.
O prazo de validade da CIN varia conforme a faixa etária, sendo, cinco anos para crianças, dez anos para pessoas de 12 a 60 anos e indeterminado para idosos.
Todos os brasileiros têm até fevereiro de 2032 para realizar a substituição para a nova identidade.
O agendamento para a emissão da CIN pode ser feito por meio do site https://agenda.es.gov.br/. As senhas são liberadas todos os dias às 8h.
A previsão é de que todos os postos do Espírito Santo ofereçam o serviço até o final do primeiro trimestre.