O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta sexta-feira (19), as inscrições para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece 402.092 bolsas de estudo, a maior oferta desde o seu início, em 2005.
O MEC disponibilizou 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes do programa. A unidade federativa com maior número de vagas disponibilizadas é São Paulo, com 103.282 vagas. Minas Gerais vem em segundo lugar, com 39.640 vagas, seguida pelo Paraná, com 35.572 vagas, Rio Grande do Sul, com 27.297 vagas, e Bahia, com 21.905 vagas.
As inscrições para o Prouni 2024 vão até o dia 25 de janeiro. Os interessados devem acessar o portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior e preencher o formulário de inscrição.
Para participar do Prouni, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa integral;
- Ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
- Não ter diploma de nível superior.
- A seleção dos candidatos será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com as maiores notas terão prioridade na classificação.
Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.