Um gesto de união e partilha marcou, neste sábado (03), a comunidade do Patrimônio do XV, zona rural de Nova Venécia.
O casal Araceli e Luciano Zanoti, proprietários da Fazenda Unida, protagonizou uma pesca histórica: três toneladas de peixes, entre tilápia, grumatã e traíra, foram retiradas da represa da propriedade.
Em vez de comercializar o pescado, o casal optou por um gesto de profunda generosidade: doou a totalidade da pescaria aos cerca de 500 moradores da comunidade.
A ação solidária não é novidade para a família Zanoti: em 2021, 2 mil quilos de peixes já haviam sido doados. “Não pensamos em vender, é uma alegria poder ajudar a comunidade e nossos colaboradores”, relata Araceli.
A mobilização para a distribuição foi grandiosa. Com a ajuda de 25 colaboradores da fazenda, com tarrafas e redes, os peixes foram transportados para a comunidade, onde foi realizada a entrega aos moradores.
Mais do que um ato de caridade, a iniciativa está envolta em um projeto de revitalização da represa da Fazenda Unida. A pesca, além de beneficiar a comunidade, contribui para a reforma e ampliação do reservatório.
A alegria contagiante dos moradores ao receberem o pescado evidenciou o impacto positivo da ação. “Ficamos muito felizes em ver as pessoas contentes”, conta Araceli.