O Brasil perdeu, neste domingo (18), um de seus maiores nomes do mundo dos negócios: Abilio Diniz faleceu aos 87 anos, em São Paulo, em decorrência de insuficiência respiratória causada por pneumonia.
Nascido em 1936, Abilio Diniz transformou a doceria do pai, Valentim Diniz, fundada em 1949, em um gigante do varejo: o Grupo Pão de Açúcar (GPA).
Assumindo a liderança na década de 1990, revolucionou o setor com inovações como autosserviço, cartão fidelidade e hipermercados, expandindo o grupo para todo o país.
Empreendedor incansável e visionário, Abilio Diniz não se limitou ao GPA. Fundou o grupo Península Participações, atuou como acionista do Carrefour Brasil e investiu em diversos outros setores, sempre com foco na inovação e na geração de valor para o país.
Além do sucesso nos negócios, Abilio Diniz era um homem de grande visão social. Dedicava-se a causas como educação, saúde e desenvolvimento social, através da Fundação Abilio Diniz, que apoia projetos e iniciativas inovadoras em todo o Brasil.
Mesmo após deixar o comando do GPA em 2013, Abilio Diniz manteve-se ativo e atuante. Apresentava programas na tv, onde entrevistava personalidades e debatia temas relevantes para o país.
Abilio Diniz deixa seis filhos, dezoito netos e bisnetos. O empresário também enfrentou a perda do filho João Paulo, em 2022.