A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a Operação Doutor Lao mirando no combate ao registro fraudulento de eleitor e outras fraudes relacionadas. Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cariacica e Aracruz.
Durante as investigações constatou-se emissão de títulos eleitorais falsos para possibilitar a realização de uma variada gama de fraudes que vão desde a contratação de empréstimos e financiamentos com um nome falso até a obtenção de benefícios previdenciários de forma fraudulenta.
Segundo a Polícia Federal, foram apreendidos três telefones celulares, documentos supostamente falsos e peças de roupa utilizadas pelos suspeitos, ninguém foi preso.
Os envolvidos, caso condenados pela Justiça, poderão responder pelo crime de inscrição fraudulenta de eleitor, previsto no artigo 289 do Código Eleitoral, com pena de reclusão de até cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias multa.
O nome da Operação foi inspirado no Filme “As sete Caras do Doutor Lao” onde o protagonista assume sete identidades diferentes no decorrer da história.