Fortes chuvas castigaram o sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), levando o governador Renato Casagrande a decretar estado de emergência nos municípios mais afetados.
Cidades como Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Alegre registraram volumes de chuva acima de 100 milímetros em menos de 24 horas, causando inundações, deslizamentos de terra e deixando pessoas ilhadas e desaparecidas.
Em Bom Jesus do Norte, a quantidade de chuva chegou a 295,4 milímetros, a maior do estado. Há relatos de pessoas ilhadas em telhados e nos andares mais altos de suas casas. As cidades de Apiacá e Bom Jesus do Norte estão isoladas, com acessos bloqueados por pontes que cederam e estradas alagadas. Equipes do governo tentam chegar às áreas afetadas com apoio aéreo.
Mais de 100 pessoas foram desalojadas e imagens gravadas pelos moradores mostram a dimensão da tragédia. A Defesa Civil estadual decretou alerta máximo de operação e colchões, cestas básicas e carros-pipas estão sendo enviados para auxiliar a população.
O governador Casagrande e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, sobrevoaram as áreas mais afetadas para avaliar a situação e coordenar as ações de resgate e assistência. A base do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) foi transferida para Cachoeiro de Itapemirim, com dois helicópteros à disposição para auxiliar nas operações.
A prioridade neste momento é garantir a segurança da população, retirando as pessoas de áreas de risco e oferecendo abrigo e suporte. As equipes de resgate trabalham para localizar os desaparecidos e minimizar os impactos das chuvas.