As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do Brasil, causaram impactos na venda do grão em alguns supermercados do Espírito Santo. Como medida preventiva para garantir o abastecimento para todos os clientes, alguns estabelecimentos limitaram a quantidade de arroz por pessoa.
Na Grande Vitória, por exemplo, o Supermercado São José na Praia do Canto restringe a compra a três pacotes por cliente, independentemente do peso. Já nas lojas Perim, a quantidade varia de acordo com a unidade. No Carone, até o momento, a venda segue normal.
Em Cachoeiro de Itapemirim, o Perim observa um aumento na procura por arroz e limita a venda dos pacotes de 5 kg. A rede Casagrande, por sua vez, definiu um limite de 10 kg por cliente em todas as suas unidades no estado.
Apesar das medidas, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) reforça que não há falta de arroz nas lojas. Os supermercados possuem estoques para reposição e o abastecimento está garantido. A entidade ressalta, no entanto, que a situação no Rio Grande do Sul pode afetar a disponibilidade do produto a longo prazo.