A tradicional festa de Corpus Christi em Castelo, atraiu mais uma vez uma multidão de fiéis e turistas na última quinta-feira (30). Com o tema “O pão nosso de cada dia”, a celebração, que é considerada a maior do estado e uma das 10 mais apreciadas do Brasil, reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas da cidade.
Tapetes coloridos, feitos com diversos materiais como palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras, folhas, cipreste, flores e papel, cobriram cinco mil metros quadrados de ruas e avenidas. Mais de três mil voluntários, entre diretos e indiretos, trabalharam durante meses na confecção dos 17 quadros e 17 passadeiras que retratavam temas religiosos e sociais.
O governador do Estado, Renato Casagrande, prestigiou a festa e destacou a importância da manifestação para a cultura e fé do povo capixaba. “É uma tradição linda que se perpetua há 61 anos. É um momento de união, fé e reflexão”, afirmou.
Além da grandiosidade dos tapetes, a festa de Corpus Christi em Castelo também ofereceu diversas atrações para os visitantes. Uma feira de agroturismo, artesanato e flores, uma praça de alimentação com comidas típicas e a tradicional feira de ambulantes na Avenida Nossa Senhora da Penha completaram a programação do evento.
Tapetes danificados
Parte dos tapetes preparados para a celebração de Corpus Christi em Cariacica e Água Doce do Norte foram danificados. Segundo o padre Anderson Gomes, pároco do Santuário do Bom Pastor, em Cariacica, um ônibus furou o bloqueio da Avenida Expedito Garcia e passou por cima dos tapetes.
Já em Água Doce do Norte, câmeras de segurança instaladas em uma praça na comunidade de Santa Luzia do Azul, flagraram o momento que um homem, usando um pedaço de madeira, destrói parte dos tapetes. Os fiéis da paróquia Senhor Bom Jesus se reuniram para refazer o trabalho após o incidente.