Um avião da Azul atropelou e matou três capivaras na noite da última segunda-feira (24) durante o pouso no Aeroporto de Vitória. O incidente causou o fechamento temporário da pista nova do aeroporto, que precisou ser limpa após a colisão.
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal aeroportuário, a equipe de manejo de fauna do aeroporto acompanhava a ocorrência e recolheu as carcaças dos animais. O tráfego aéreo foi direcionado para outra pista. As operações retornaram à pista normal na mesma noite.
Este não é o primeiro incidente envolvendo aviões e capivaras no Aeroporto de Vitória. Em março de 2023, um voo da Gol precisou arremeter após o piloto relatar ter visto caranguejos na pista. Em setembro de 2019, um avião da Gol atingiu uma capivara durante a decolagem, precisando alternar o pouso em São Paulo para Guarulhos. Em fevereiro de 2021, uma capivara foi morta por um avião durante a decolagem e outras duas aeronaves precisaram ficar em espera por causa da presença de capivaras na pista.
A Zurich Airport Brasil informa que realiza monitoramento constante da fauna no entorno do aeroporto e toma medidas para prevenir a entrada de animais na pista, como cercas e armadilhas.