Até o final deste mês, microempresas e empresas de pequeno porte podem se inscrever no programa Brasil Mais Produtivo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Os negócios que fizerem a inscrição dentro do número de vagas vão passar por uma metodologia gratuita em inovação, com o objetivo de aumentar a produtividade. Neste ciclo, foram abertas 300 vagas para empresas dos municípios da Grande Vitória, de Venda Nova do Imigrante, Colatina, Linhares e São Mateus.
“As empresas inscritas no programa vão ter um acompanhamento de seis meses com o objetivo de aumentar a produtividade, ou seja, reduzir custos ou aumentar o faturamento. No final do programa, a gente compara a atuação da empresa com a atuação no início, chegando a um índice de aumento de produtividade. O nosso objetivo é que cada empresa que participou tenha um aumento mínimo de 16,5%, mas já chegamos a registrar casos em que esse crescimento foi de 22%”, relatou o analista Natan Sarria, da Unidade de Competitividade e Produtividade (Ucop) do Sebrae/ES.
Para participar do programa, a empresa deve estar classificada nas categorias microempresa ou empresa de pequeno porte. Microempreendedores individuais não estão elegíveis para participar, e negócios que já participaram do programa em anos anteriores também não podem se inscrever novamente. Para tentar uma vaga, basta se inscrever neste link.
“O período para as inscrições termina dia 31 e depois disso, as interessadas só vão poder se inscrever no próximo ciclo do programa, que tem previsão para dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem. Então é importante garantir a vaga já”, ressaltou o analista.
O programa é 100% subsidiado pelo Sebrae e pelo Ministério do Desenvolvimento, com apoio do Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Algumas vagas já foram preenchidas.
Confira o número de vagas ainda disponíveis para cada município/região:
Grande Vitória – 96
Venda Nova do Imigrante – 22
Colatina – 18
Linhares – 10
São Mateus – 19