O Deputado Estadual Alcântaro Filho, natural de Aracruz, deu entrada nesta quarta-feira (30), véspera de Halloween, em um Projeto de Lei, de nº584/2024, que visa proibir a celebração do Dias das Bruxas na Escolas Públicas do ES
Segundo o projeto, ficam proibidas as celebrações, comemorações ou quaisquer atividades relacionadas ao Halloween, Dia das Bruxas, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio no Estado do Espírito Santo. Esta suspensão aplica-se a qualquer evento, atividade didática ou comemorativa, decoração ou festividade que faça alusão a dados ou a seus elementos característicos, dentro do ambiente escolar.
Segundo o Deputado, o Projeto de Lei tem como objetivo resguardar a integridade cultural, ética e moral dos estudantes, bem como preservar os valores educacionais e familiares do Estado do Espírito Santo.
Ainda segundo o projeto, o Poder Executivo Estadual deverá promover, através da Secretaria de Estado da Educação, ações de conscientização sobre a importância e o respeito às tradições e valores culturais brasileiros, enfatizando a diversidade e a riqueza de nossas festas e celebrações.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, chegou ao Brasil principalmente por influência da cultura norte-americana. Embora não tenha raízes na nossa cultura, a festa é comemorada por aqui, com festas temáticas, fantasias, e a tradição do “doces ou travessuras”.