A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, está com inscrições abertas para a nova turma do Formare, na Unidade Aracruz, no Espírito Santo. Desenvolvido pelo Programa Voluntariar da Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, o programa visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho. A iniciativa prevê 20 vagas para o curso de Operador(a) de Processo de Produção.
Os(as) interessados(as) têm até o dia 15 de novembro para realizar a inscrição e devem atender aos seguintes pré-requisitos: ter 18 ou 19 anos completos até 31 de dezembro de 2024; renda familiar de até um salário mínimo por pessoa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; residir no entorno da empresa, nas regiões de Aracruz, Ibiraçu ou João Neiva; ter disponibilidade para estudar presencialmente das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira; e não ter sido Aprendiz da Suzano anteriormente.
“O Formare é um programa que atua na formação de jovens da região, proporcionando oportunidades de aprendizado profissional e pessoal. Essa iniciativa está alinhada ao nosso direcionador de cultura, que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e incentiva o voluntariado por parte dos(as) nossos(as) colaboradores(as) que ministram as aulas. Apoiar projetos como este é um reflexo da visão de uma empresa centenária, que busca atuar como agente de transformação na comunidade em que está inserida”, destaca Daiana de Lira Pedroso Stange – Coordenadora de Programas de Jovens da Suzano.
Esta será a 4ª turma do Formare, na Unidade Aracruz, que já formou 38 jovens da região. A última turma encerrará o curso em janeiro de 2025.
Além da capacitação profissional gratuita, com carga horária de 1.200 horas, o programa oferece outros benefícios como: uniforme completo, material escolar, alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida. As aulas serão ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da empresa, capacitados(as) pela Fundação Iochpe, para compartilhar suas habilidades e experiências com os(as) jovens. O curso terá duração de 10 meses, abrangendo disciplinas práticas e teóricas.
Processo Seletivo
Buscando agilizar o processo seletivo e melhorar o acompanhamento das etapas pelos(as) participantes, neste ano as inscrições para o processo seletivo do programa Formare, da Suzano, serão realizadas pela Gupy, Plataforma de Oportunidades da Suzano, no período de 28 de outubro a 15 de novembro.
Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá acessar o link e clicar em “Candidatar-se”. Em seguida, é preciso fazer login no site com o e-mail e senha cadastrados, ou realizar o pré-cadastro caso não o tenha, e preencher a inscrição para a vaga. Após a inscrição, todos(as) os(as) inscritos(as) receberão um link para realizar a prova de conhecimentos básicos em português e matemática.
Os(as) candidatos(as) melhor classificados(as), considerando perfil e avaliação, serão convocados(as) para a etapa presencial, que consistirá em uma dinâmica de grupo e entrevista individual. A etapa final é composta por uma entrevista familiar, para comprovação do atendimento aos requisitos de vulnerabilidade socioeconômica.
A previsão é que a contratação e início das aulas ocorram a partir de fevereiro de 2025.
Programa Formare no Brasil
Desde 2005, o Formare já capacitou mais de 880 jovens nas regiões de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Aracruz (ES), Três Lagoas (MS). Em 2024, a iniciativa foi ampliada para unidade de Belém (PA), tornando a Suzano a empresa com maior número de escolas Formare no Brasil. A unidade da Suzano em Imperatriz (MA) também está com inscrições abertas para o processo seletivo.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.
Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global.
A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br