Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar dando tapas em um homem dentro de um bar, localizado no município de João Neiva, no dia 20 de outubro de 2024, por volta das 19h39.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o policial, após uma breve conversa, desfere três tapas no rosto do homem, que cai no chão. Segundo o próprio policial, o homem teria se alterado e agredido a própria mãe, que é acamada.
Uma das clientes do bar deu razão ao policial logo após os tapas. “Tá vendo seu vagabundo…apanhou pouco, devia ter apanhado dobrado”, disse a mulher.
A violência contra pessoas idosas, especialmente aquelas acamadas, é um crime hediondo e inaceitável. A Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa.
Em nota, a Polícia Militar informou que tomou conhecimento do caso e instaurou um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da ocorrência. A Associação das Praças da Polícia e Bombeiro Militares do Estado do Espírito Santo (ASPRA-ES) informou não ter informações sobre o caso.