Entre os dias 14 e 17 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Proclamação da República 2024. O feriado prolongado tradicionalmente aumenta o fluxo de veículos e ônibus nas rodovias federais, exigindo reforço no policiamento ostensivo para prevenir acidentes graves e combater a criminalidade. O objetivo principal foi reduzir a violência no trânsito e os índices de feridos e mortos.
Durante os quatro dias de operação, a PRF intensificou as fiscalizações, registrando 1.318 pessoas fiscalizadas; 1.048 de testes de etilômetro; 17 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de substâncias psicoativas; 122 infrações por ultrapassagem indevida; 65 condutores ou passageiros sem cinto de segurança e 745 autos de infração.
Os esforços contribuíram para a redução de acidentes fatais. Foram registrados 8 acidentes graves, uma redução de 38,46% em comparação ao feriado prolongado anterior (Corpus Christi); 30 pessoas feridas e 2 mortes.
A PRF também intensificou o enfrentamento à criminalidade, resultando em 6 veículos roubados ou furtados recuperados e 14 pessoas presas.