A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), o Governo do Estado, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) realizam nestas quarta (04) e quinta (05), no Centro de Convenções de Vitória, o Congresso Novos Gestores 2025-2028, com o tema “O municipalismo na construção do Espírito Santo mais forte”.
O evento vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e equipes de governo eleitos para a gestão nos 78 municípios capixabas até 2028. O objetivo do congresso é apresentar e discutir as principais pautas de interesse e de impacto nas administrações locais, e aprofundar temas de oportunidades para os novos líderes municipais. Serão abordados assuntos como mudanças climáticas, promoção de práticas sustentáveis, Reforma Tributária, dentre outros.
Durante o evento desta quinta (05), o Sebrae/ES fará o lançamento da nova fase do Programa Cidade Empreendedora, que continuará promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio de ações de fortalecimento do empreendedorismo nas cidades.
Além da programação técnica, o evento proporcionará a articulação e aproximação das equipes municipais com o Governo do Estado e outros parceiros da gestão pública, dentre eles a Assembleia Legislativa (Ales), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas (TCE/ES), Bancada Federal Capixaba, Governo Federal, entre outros.
Cidade Empreendedora +
O Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae/ES de 2021 a 2024, e conseguiu a aderência de 100% dos municípios capixabas, fato inédito no país. Os resultados foram apresentados durante cerimônia em junho deste ano, quando todas as prefeituras dos 78 municípios capixabas foram celebradas pela adesão e empenho para promover o desenvolvimento econômico e o ecossistema empreendedor.
Com apoio da Amunes e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o programa levou, de forma gratuita, consultorias e cursos para a gestão pública municipal de todas as cidades do estado, o que contribuiu para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações e processos que melhoraram o ambiente de negócios nas cidades, fomentando o empreendedorismo e o desenvolvimento local, com inclusão das micro e pequenas empresas.
“O novo Cidade Empreendedora, intitulado Cidade Empreendedora +, contará com novos parceiros. Aém da Amunes, Governo do Estado e Aderes, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) apoiarão a iniciativa de tornar as cidades capixabas ainda mais empreendedoras”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Rigo reforça ainda a importância dessas parcerias para que as mudanças aconteçam de fato. “O Sebrae/ES se posiciona como agente de transformação, e junto com parceiros, fomenta essas importantes mudanças que geram valor para a sociedade e para os empreendedores capixabas”.
O novo programa contará com cinco pilares de Cidades: + Empreendedora; + Inovadora e criativa; + Turística; + Sustentável e inclusiva; + Eficiente. No evento, os novos prefeitos eleitos conhecerão a dinâmica do Cidade Empreendedora + e serão convidados a assinar um protocolo de intenções, que futuramente, após empossados, será substituído pelo Termo de Adesão ao programa.
Congresso Novos Gestores 2025-2028
Centro de Convenções de Vitória
04/12 – das 14h às 18h
05/12 – das 9h às 18h