O que muda na duplicação da BR-101

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou em novembro a nova proposta para a BR-101 no Espírito Santo, após a repactuação do contrato com a Eco101. A principal mudança é a redução da extensão das duplicações, com cerca de 150 km no Norte do Estado ficando de fora das obras, incluindo o trecho que corta a Reserva Biológica de Sooretama.

Para compensar, serão construídas faixas adicionais nesses trechos e as tarifas de pedágio serão diferenciadas por tipo de pista. Motos serão isentas e usuários frequentes de veículos leves terão descontos. As tarifas terão reajustes nos primeiros 30 meses do novo contrato para financiar as obras.

A nova proposta busca conciliar a necessidade de melhorias na rodovia com as restrições ambientais e os interesses dos usuários. A ANTT estima que 334,4 km do trecho serão ampliados, com investimentos em duplicações, contornos e faixas adicionais. A assinatura do novo contrato está prevista para meados de 2025.