As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começaram nesta sexta-feira (24), e seguem até às 23h59 do dia 28 de janeiro, horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, os candidatos precisam ter uma conta no portal Gov.br e efetuar o login com CPF e senha.
Para participar, os estudantes devem ter concluído o ensino médio e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, obtendo pelo menos 450 pontos na média das cinco provas, além de não ter zerado a redação. Os candidatos também devem atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em instituição privada, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.
Quanto à renda, para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos (R$ 4.554). Os professores que concorrem a vagas de licenciatura e pedagogia não precisam atender a esses requisitos de renda. Durante a inscrição, os candidatos devem escolher entre bolsas de ampla concorrência ou aquelas voltadas para políticas afirmativas.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, com uma segunda chamada prevista para 28 de fevereiro. Após essas datas, os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera entre 26 e 27 de março, com resultados anunciados em 1º de abril. O Prouni, criado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, visando beneficiar estudantes sem diploma de nível superior. Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.