A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que conecta Cariacica a Belo Horizonte, dará início à operação assistida de sua nova frota de trens de passageiros a partir desta semana. Composta por 34 novos vagões, a frota começará a circular em testes no trajeto regular, intercalando-se com os trens já em operação. Essa atualização faz parte de um processo de renovação antecipada da ferrovia, com concessão até 2057.
Os novos vagões, que começaram a ser testados em agosto do ano passado, visam aprimorar a experiência dos usuários. Segundo a Vale, esses testes permitirão avaliar a performance operacional dos novos equipamentos, garantindo um serviço mais eficiente e confortável. As viagens devem ser ampliadas a partir de 2026, com a introdução de novos horários especialmente nos meses de alta temporada.
A nova composição foi projetada com foco no bem-estar dos passageiros, oferecendo opções de classe executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevadores e áreas dedicadas para pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com João Falcão, diretor da EFVM, essa modernização representa um avanço significativo na operação ferroviária da Vale, elevando os padrões de segurança e conforto.
Além dos novos trens, o governo federal está investindo R$ 3,2 bilhões na construção da ferrovia Vitória-Rio, com expectativa de conclusão do trecho ligando Cariacica a Vitória até 2023. Estudos estão em andamento para definir o formato da operação, incluindo horários e pontos de parada, com a proposta de viabilizar duas viagens diárias durante a alta temporada, conforme a prorrogação antecipada assinada em 2020.