PCES conclui investigação e identifica esquema de falsificação de identidades em Linhares

Homem possuía seis carteiras de identidade verdadeiras, mas com dados falsos; caso também será encaminhado à Corregedoria da Polícia Científica.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) concluiu uma investigação que revelou um esquema de falsificação de documentos de identidade, identificando um homem de 40 anos, residente em Jaguaré, que possuía seis carteiras de identidade legítimas, mas com dados falsificados. A operação foi realizada pela Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Linhares e resultou em importantes desdobramentos.

Durante o interrogatório, o suspeito confessou ter emprestado seus documentos a falsários em troca de R$ 1.500,00, facilitando assim a criação de novas identidades fraudulentas. Essa prática criminosa levanta preocupações sobre a segurança e a integridade dos documentos oficiais, além de potencialmente beneficiar atividades ilícitas.

A investigação também levou à identificação de um segundo envolvido, que já se encontrava custodiado no Complexo Penitenciário de Viana por outros crimes. Ele foi indiciado por falsificação de documento público após ser flagrado com uma identidade falsa no sistema. Se ambos forem condenados, as penas podem variar de dois a seis anos de reclusão.

Por fim, a PCES encaminhará o caso à Corregedoria da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) para investigar a possível participação ou facilitação do crime por parte de servidores públicos.