Há tempos, o trabalhador rural viu a inovação chegar ao campo com a inserção de máquinas modernas que agilizam o serviço e ajudam a aumentar a produção. Mas a tecnologia que otimiza o trabalho no campo também exige uma atenção maior do produtor para um risco: o toque acidental na rede elétrica.
Nas áreas rurais, é comum a utilização de máquinas altas e pesadas, como colheitadeiras, caminhões, basculantes, tratores, entre outras. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, orienta sobre a importância de um mapeamento prévio da área para a operação dessas máquinas, antes do início de qualquer trabalho. Manter a distância adequada e segura da rede elétrica evita colisões, previne contra interrupções no fornecimento de energia e acidentes, que podem ser fatais.
A EDP alerta que, em hipótese alguma, o trabalhador rural deve tentar mover ou tocar na rede elétrica para a passagem desses veículos. Em relação à intervenção indevida na rede, a distribuidora lembra que essa conduta é ilegal e perigosa.
“A instalação elétrica das propriedades e ligação de maquinários devem ser feitas com materiais apropriados e por profissionais capacitados. Isso permite que os equipamentos sejam usados com segurança e que o consumo de energia seja mais eficiente, evitando desperdício e gasto excessivo com a conta de energia. Importante lembrar ainda que a ligação clandestina é crime e pode colocar a vida das pessoas em risco”, destaca o gestor da EDP, Filipe Lima.
Outro ponto importante é garantir a segurança das instalações internas para que não ocorra curto-circuito e acidentes. A Distribuidora reforça que a manutenção interna é de responsabilidade do cliente e deve ser feita por profissionais capacitados para que sejam evitados acidentes.
Caso o produtor rural instale novos equipamentos com consumo elevado de energia elétrica, é essencial que informe previamente à EDP para solicitar aumento de carga da instalação. Com isso, será avaliada a capacidade da rede elétrica e se há necessidade de reforçá-la.
Dicas EDP
- Não estacione veículos e máquinas agrícolas próximas à rede elétrica.
- Antes de utilizar estas máquinas de grande porte, observe a existência de redes elétricas no campo e não permita que elas se aproximem ou toquem nos fios de energia.
- Ao disparar a terra com o arado, tenha o cuidado para não danificar áreas próximas de postes.
- Cuidado com os equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito.
- Abaixe totalmente as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da rede.
- Queimadas perto das redes elétricas são proibidas por lei. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curto-circuitos e interrompem o fornecimento de energia.