Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no Norte do Estado

Entre os dias 20 e 22 de outubro, 303 agentes das Forças de Segurança do Estado atuam em conjunto em municípios da Região Norte do Estado, cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão. Esta é mais uma edição da Operação Estado Presente, realizada mensalmente, com foco em reprimir crimes contra a vida, avançar em investigações e promover a presença policial em regiões conflagradas.

Nos dias 20 e 21 de outubro, um efetivo de 204 policiais, entre civis e militares, foram empenhados nas diligências realizadas nas cidades de Jaguaré, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, Fundão, Linhares, Sooretama, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário. Os policiais realizaram cumprimento de mandados, abordagens em áreas conflagradas, bares e casas noturnas e operações de trânsito.

Nos dois dias, um total de 28 pessoas foram conduzidas às delegacias da região, sendo 09 com mandados de prisão em aberto. Os policiais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, apreenderam 11 armas de fogo e mais de 600 munições, além de entorpecentes, carregadores e dinheiro.

Nesta quarta-feira (22), uma grande operação de saturação será realizada em Aracruz, reunindo 99 agentes públicos. Participam Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e Prefeitura Municipal de Aracruz.

Principais prisões

Entre as principais ocorrências, destaca-se a prisão de um dos envolvidos na chacina Vila Valério, ocorrida em fevereiro de 2022. Nesta terça-feira (21), policiais da Delegacia de Polícia de Vila Valério se dirigiram até Barueri, São Paulo, onde, com auxílio da Polícia Civil de São Paulo, prenderam um homem de 32 anos suspeito de ter fornecido a arma usada no crime. O acusado foi localizado a partir de uma denúncia anônima.

Na última segunda-feira (20), uma ação conjunta no Escopo da Operação Estado Presente resultou na prisão de um homem de 50 anos condenado a 25 anos de prisão por envolvimento em dois homicídios cometidos em Minas Gerais. A ação contou com a participação de policiais civis do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) Norte, que operam o Cerco Inteligente do Estado na região, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestou apoio com o sistema de monitoramento Alerta Brasil. O veículo do detido foi localizado com o uso das duas tecnologias.

Em Jaguaré, equipes conjuntas detiveram três suspeitos e apreenderam quatro armas nos bairros Boa Vista I e II. Dois dos detidos tinham mandados de prisão por homicídio em aberto. Já em Fundão, policiais civis e militares prenderam dois homens, de 24 e 67 anos, flagrados transportando 390 quilos de carne de cavalo que seria vendida para açougues, restaurantes e churrasquinhos da Grande Vitória. As cabeças e o couro dos animais foram encontrados pela polícia no local do abate, em Cupido, Aracruz.

Já em Sooretama, um trabalho conjunto da PCES e da Polícia Civil da Bahia (PCBA) resultou na prisão de um homem de 54 anos suspeito de provocar incêndios de grandes proporções em florestas e pilhas de eucalipto nos anos de 2023, 2024 e 2025 nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus, no Espírito Santo, e Nova Viçosa, na Bahia. O prejuízo estimado é de quase 40 milhões de reais, além da interdição por várias horas do trânsito nas BRs 101 e 418, da contaminação do solo e do ar.