A Polícia Federal realizou, entre os dias 14 e 23 de outubro, a Operação Segurança em Foco V, que teve como objetivo fiscalizar empresas de segurança privada que atuavam de forma irregular em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Federal, além das autuações, foram abertos processos administrativos que podem levar à responsabilização das empresas caso a prática seja repetida.
Em nota, a PF destacou que a operação teve caráter educativo, com o objetivo de alertar empresários e contratantes sobre os riscos de contratar serviços irregulares.
“A contratação de segurança privada clandestina coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, uma vez que os “seguranças” não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto a antecedentes criminais, formação profissional, aptidão física e psicológica. Ademais, tais empresas não observam os requisitos mínimos de funcionamento exigidos pela legislação vigente”.
O órgão reforça que somente empresas autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços de vigilância no país. A lista de companhias regulares pode ser consultada no site oficial da instituição: www.gov.br/pf.




