Cena alarmante: peixes aparecem mortos no Rio Cricaré, em Nova Venécia

Uma imagem chocante registrada nas proximidades da Escadinha, na Rodovia Miguel Curry Carneiro, próximo à antiga Frinorte nesta última quarta feira (5), mostra várias espécies de peixes mortos às margens do Rio Cricaré.

A situação levanta dúvidas e preocupação: teria sido poluição, falta de oxigênio ou consequência da seca?

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que, após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando peixes mortos no Rio Cricaré, uma equipe técnica da Secretaria foi até o local para averiguar a situação.

Os técnicos percorreram três diferentes pontos do rio e constataram a ocorrência de mortandade de peixes. Durante a vistoria, foi observado que o volume do rio está bastante reduzido e que as altas temperaturas registradas nos últimos dias podem ter contribuído para a diminuição do nível de oxigênio dissolvido na água fator que pode ter ocasionado a morte de algumas espécies.

A equipe técnica também verificou que não havia alteração na coloração nem odor anormal na água, características que poderiam indicar o lançamento de algum produto químico. Dessa forma, até o momento, não foi constatada nenhuma evidência de poluição por substâncias químicas nos locais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuará acompanhando a situação e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.