Pescador é atingido por uma arraia em Guriri

Na manhã desta quinta-feira (08), um pescador da cidade de Jaguaré ficou ferido após ser atingido por uma arraia na praia de Guriri, em São Mateus, a cerca de 500 metros da região do Bosque da Praia. Testemunhas no local confirmaram que a vítima se feriu gravemente na perna, na altura da canela, provocando perda significativa de sangue.

As imagens mostram um ferrão grande e serrilhado na cauda, característica que descarta ser uma arraia jamanta (que não possui ferrão) e indica se tratar de uma arraia da família Dasyatidae, popularmente conhecida como raia-prego ou raia-manteiga. O ferrão é um mecanismo de defesa e pode causar lacerações profundas e infecções devido a toxinas e bactérias.

A vítima recebeu os primeiros socorros de pessoas que estavam na praia, que estancaram o sangue até o encaminhamento para a unidade de saúde. Devido à profundidade do corte e à gravidade do ferimento, a vítima deve ser transferida para o Hospital Roberto Silvares para procedimentos mais complexos, como limpeza cirúrgica e sutura.

Esses animais costumam repousar camuflados na areia. A recomendação de especialistas é entrar na água arrastando os pés (o famoso “passo de esqui”), movimento que vibra o fundo e espanta a arraia antes que a pessoa a pise acidentalmente.