A Polícia Militar (PM) apreendeu dez armas de fogo em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, na noite de sexta-feira (30). A ação teve início após a polícia receber informações sobre disparos na região de Água Preta, zona rural do município. Quando os militares chegaram ao local indicado, tentaram fazer contato com os moradores da residência, que estava com as portas abertas, mas ninguém foi encontrado.
Do lado de fora da casa, os policiais localizaram um rifle com duas munições. Próximo ao local, também foi encontrada uma cápsula deflagrada, confirmando os disparos de arma de fogo na área. Durante as buscas, dentro da casa, os policiais encontraram duas espingardas e oito canos, possivelmente utilizados na fabricação de armas artesanais, além de uma luneta, uma caixa de chumbo e outra de chumbinho.
A investigação prosseguiu e os policiais descobriram um esconderijo subterrâneo, escavado sob um galinheiro. Lá, foram localizadas três espingardas, sete canos, dois frascos de pólvora branca, 71 cápsulas deflagradas de diversos calibres, uma caixa com esferas de chumbo, quatro canos calibre .32, três munições intactas de espingarda calibre .32 e uma luneta com lanterna acoplada.
Em uma construção nos fundos da propriedade, foi encontrado um torno mecânico, provavelmente usado para fabricar e manter armas de fogo, além de outros maquinários relacionados a essa atividade. No entanto, devido ao tamanho, peso e fixação dos equipamentos, a polícia não pôde remover ou transportar os maquinários, mas registrou fotografias e deixou os materiais à disposição da autoridade competente.
Sobre uma bancada de trabalho, foram encontrados três espingardas, duas desmontadas e de calibres não identificados, dois canos, uma munição calibre .38 intacta, uma caixa de chumbinho, uma caixa de chumbo e duas lunetas. Todo o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) local para as providências legais cabíveis.




