A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Domingos do Norte, em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu, nessa quinta-feira (29), dois homens, de 25 e 28 anos, apontados como executores de um homicídio e uma tentativa de homicídio qualificado, ocorridos na localidade de São José do Honorato, zona rural do município. Durante as buscas, foram apreendidas drogas, munições, balança de precisão e câmera de vigilância utilizada para monitorar a aproximação policial.
As prisões foram realizadas durante a Operação Sentinela, na localidade de Patrimônio da Lagoa, zona rural do município de Sooretama, em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão. Os investigados são apontados como responsáveis diretos pelos crimes de homicídio qualificado, nas formas consumada e tentada, conforme apurado nas investigações em curso na DP de São Domingos do Norte.
Durante o cumprimento do mandado de busca na residência do suspeito de 28 anos, as equipes policiais prenderam em flagrante um homem de 20 anos. Com o auxílio de um cão farejador, foram localizadas 86 buchas de maconha, 37 pedras de crack, um pé de maconha, três munições de calibre 36, além de uma balança de precisão, material para embalo de entorpecentes e uma câmera de vigilância utilizada para monitorar a aproximação policial.
“As investigações revelaram detalhes de extrema violência do crime, que chocaram a comunidade local. Conforme apurado, o homicídio foi praticado em um local ermo, em um momento de vulnerabilidade das vítimas, que haviam parado o veículo apenas para urinar. Na ocasião, os suspeitos chegaram em duas motocicletas e iniciaram o ataque de forma imediata, efetuando diversos disparos. A motivação foi considerada fútil, decorrente do fato de uma das vítimas ter mexido com uma das mulheres que acompanhava os executores”, disse o titular da DP de São Domingos do Norte, delegado Valdimar Chieppe Celcino.
Ainda segundo as investigações, a vítima fatal foi submetida a sessões de tortura antes de ser morta, enquanto a vítima sobrevivente conseguiu escapar ao se fingir de morta após ser atingida por um disparo na região da boca.
“As diligências continuam de forma intensiva para localizar o paradeiro de um terceiro indivíduo já identificado, que também tem participação confirmada no crime e permanece foragido”, ressaltou o delegado.
O homem de 20 anos preso em flagrante já tem antecedentes por tráfico de drogas e respondia anteriormente em liberdade. Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse irregular de munição de uso permitido.
Todos os detidos foram encaminhados à 16ª Delegacia Regional de Linhares para os procedimentos legais e, posteriormente, transferidos ao sistema prisional.




