A Desportiva Ferroviária abriu em grande estilo a edição de 2026 da Copa do Brasil. Jogando fora de casa, a Locomotiva Grená eliminou o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal na noite desta terça-feira (17) no estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ).
Na próxima fase, a Desportiva enfrenta o Sport, no dia 5 de março, às 19 horas, no Engenheiro Araripe, em Cariacica. A Desportiva já havia garantido R$ 400 mil de cota da CBF pela participação na primeira fase. Como avançou de fase, o clube grená terá mais R$ 830 mil de cota da segunda fase.
A Locomotiva é o clube capixaba com mais participações no torneio nacional. Esta é 10ª vez que a Desportiva disputa a Copa do Brasil, sendo que a última vez foi em 2017, quando caiu diante do Avaí, com derrota em casa por 2 a 1, na primeira fase, em jogo único.
Até então, a única vez que havia passado de fase foi em 2013, quando o time eliminou o Atlético-AC em 2013, na fase preliminar, com empate em 1 a 1 fora de casa e vitória por 5 a 4 no Engenheiro Araripe. Na primeira fase, no entanto, foi eliminado pelo Figueirense, goleada por 4 a 1, no Engenheiro Araripe, em jogo único.
Desprtiva é melhor nos pênaltis
Na disputa de pênaltis, a Desportiva abriu as cobranças com Tiago Moura, que fez 1 a 0. Matheus Goiano bateu a primeira cobrança do Sampaio e acertou a trave direita.
Mariano bateu o segundo pênalti grená e ampliou para 2 a 0. Guilherme isolou a batida do time da casa.
Na terceira cobrança da Desportiva, Kiezinha parou no goleiro Zé Carlos e Octávio fez o primeiro gol do Sampaio. Gilberto fez 3 a 1 para a Locomotiva e Lecaros chutou pra fora a quarta cobrança do time de Saquarema, encerrando a disputa com vitória grená.
Rio Branco e Porto Vitória estreiam na segunda fase
Os outros dois representantes do futebol capixaba na Copa do Brasil são Rio Branco e Porto Vitória, que garantiram vagas como os atuais campeão e vice-campeão, respectivamente, do Capixabão.
As duas equipes estreiam já na segunda fase, que também terá os confrontos decididos em jogo único.
O Capa-Preta enfrenta o Athletic Club-MG, no dia 4 de março, às 20 horas, no Kleber Andrade. Já o Porto Vitória encara o Avaí, no dia 4 de março, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis (SC).
SAMPAIO CORRÊA-RJ 1 (1) X (3) 1 DESPORTIVA
SAMPAIO CORRÊA: Zé Carlos; Lucas, Daniel, Marreta e Guilherme; Pablo (Martini), Luan (Lecaros), Rodrigo Andrade (Marcelinho), Iacovelli (Matheus Goiano), Octávio e Agu (Allan). Técnico: Felipe Surian
DESPORTIVA: Pedro Zanette; Jairo, Wesley, Vinicius Leandro e Willian Simões (Kaiki Laranjeiras); Jorge Mendes, Mariano, Ruan (Jhonatan) e Gilberto; Tiago Moura e Kieza (Kiezinha). Técnico: Eleomar PereiraGOLS: segundo tempo — Tiago Moura, aos 23 minutos, Octávio, aos 41
ÁRBITRO: Lucas Casagrande (PR)
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ)




