A quarta-feira (1º) começou com chuva fraca, céu encoberto e tempo fechado na Grande Vitória, reflexo da atuação de ventos úmidos que sopram do mar. Apesar do início nublado, a previsão é de melhora gradual ao longo do dia, com redução da nebulosidade e retorno do sol em todas as regiões do Espírito Santo.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a umidade transportada pelos ventos marítimos favoreceu a ocorrência de chuva passageira nas primeiras horas da manhã na Grande Vitória e em municípios do Nordeste capixaba.
No decorrer do dia, as nuvens devem perder força, permitindo a abertura do tempo e períodos de sol. Nas demais regiões do Estado, a previsão é de tempo firme, com predomínio de sol e sem expectativa de chuva.
A tendência é de estabilidade ainda maior na quinta-feira (2). Um sistema de alta pressão atmosférica deve manter o tempo aberto em todo o território capixaba, com sol entre poucas nuvens e condições favoráveis para atividades ao ar livre.
Enquanto o Espírito Santo terá dias de tempo firme, uma nova massa de ar frio começa a avançar sobre a Região Sudeste. Segundo o Climatempo, o resfriamento ocorrerá de forma gradual com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral e a entrada de ar polar.
A partir de sexta-feira (3), as temperaturas devem voltar a cair em São Paulo, principalmente nas regiões centro-sul e leste do estado. O ar frio também deve atingir o sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira e parte do estado do Rio de Janeiro.




