A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), realizou, na última quarta-feira (17), uma ação conjunta com o Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, concessionária de energia elétrica do Estado, com a finalidade de apurar a suspeita de furto de energia elétrica em uma propriedade rural no município de Pedro Canário.
Durante a diligência, a equipe realizou perícia técnica em uma unidade consumidora vinculada a bombas de irrigação. No local, um funcionário da propriedade foi informado sobre o motivo da presença das equipes e acompanhou os trabalhos periciais. A perícia constatou a existência de ligações irregulares de energia elétrica, com cabos desviados do sistema de medição, o que impedia o registro correto do consumo. As irregularidades identificadas abasteciam bombas de irrigação, além de residências e um galpão de trabalho existentes na propriedade.
Os técnicos verificaram que, apesar de o medidor não apresentar defeitos, parte da energia consumida não passava pelo equipamento de medição, caracterizando desvio de energia. Também foram identificados problemas estruturais no padrão de energia, como poste danificado, disjuntor inadequado e carga instalada acima da capacidade permitida. Diante dessas condições, o local foi deixado desligado para passar por adequações e reforma do padrão elétrico.
No momento da realização da perícia, não havia responsáveis legais presentes no local, motivo pelo qual ninguém foi conduzido à delegacia. A equipe do Deic realizou levantamentos no local e será instaurado um inquérito policial para apurar o crime de furto de energia elétrica e demais circunstâncias relacionadas ao caso.
Os técnicos da EDP lavraram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), descrevendo todas as irregularidades encontradas. A Polícia Civil solicitará à concessionária a planilha com o valor do prejuízo causado, que subsidiará a futura ação penal a ser proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).




