A chuva que atinge a região desde o final de semana continua gerando preocupação nas autoridades e população.
Em Nova Venécia a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta neste domingo (27). de que uma grande barragem na região da comunidade D’Ajuda apresentava risco de rompimento.
O órgão interditou a via do local e comunicou moradores da região do Córrego da Areia, que fica para baixo, para que ficassem em alerta uma vez que eles iriam esvaziar a represa.
Na tarde desta segunda-feira (28), o coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Alderiones Leite, divulgou um áudio afirmando que mais uma grande represa traz risco iminente de rompimento.
A barragem fica situada na região do Córrego Refrigério. De acordo com Alderiones o clima é de tensão no local e profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura realizaram algumas intervenções para liberar maior quantidade de água, na tentativa de baixar ou até mesmo secar a represa.
Ele ainda alerta para que moradores que residem próximo ao leito do córrego, nas imediações, que tomem as medidas e providências diante da situação. “Casas instaladas em locais de risco devem ser esvaziadas. É uma represa que nos preocupa. Esperamos que essa represa não chegue a romper, mas é realmente preocupante”, alerta Alderiones.
Ouça o áudio do coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Alderiones Leite
A Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil de Nova Venécia já haviam se pronunciado alertando alguns produtores para que ficassem atentos em relação as barragens e se fosse o caso que abrissem o monge ou o ladrão das represas com antecedência para que não chegassem a esse ponto.
Na mesma linha de raciocínio, o gerente do Idaf de Nova Venécia, Dalvan Gonçalves Mendes, reforça o alerta aos produtores rurais. “Já recebemos muitos relatos de barragens com risco de rompimento. É importante que esses produtores procurem o devido licenciamento ambiental para que situações como essas sejam evitadas. Mas neste momento vimos aqui pedir aos produtores que estejam atentos aos níveis das represas e que efetuem a abertura dos monges e desobstruam qualquer tipo de barreira nos ladrões das represas”, completa.
Ouça o áudio do gerente do Idaf de Nova Venécia, Dalvan Gonçalves Mendes
Decreto em Vila Pavão
O município de Vila Pavão decretou estado de calamidade pública após o rompimento de várias barragens e posterior alagamento da comunidade de Praça Rica e parte da sede do município. Pontes caíram e muitas casas ficaram debaixo d’água.
Rodovia interditada em Vila Valério
Em Vila Valério, uma via rural foi destruída entre o município e o distrito de Fátima que fica em Jaguaré, pelo aumento da vazão no córrego do Tesouro. Além disso, algumas barragens foram danificadas com as fortes chuvas e alguns distritos foram mais atingidos (Pintada, Tesouro, Paraju, Rio Novo e Jurama) danificando estradas, córregos e lavouras.
Fiscalização em São Mateus
Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve no último sábado, dia 26, em São Mateus, nas regiões da Bacia do Rio Cricaré, orientando a população sobre a possibilidade de perigo de desabamentos de imóveis e desmoronamentos de terra.
Segundo a Defesa Civil, com a subida do nível do Rio Cricaré, há riscos reais de inundação nos Bairros Porto, Maruim, Litorâneo, Cricaré, Cacique I, II e III, Jambeiro, Santa Tereza, Mariricu, Guriri, Pedra D’Água, Lajinha, Campo Grande e Barra Nova. Inúmeras casas e prédios foram interditados local, mas ainda há pessoas que hesitam em sair de suas residências.