A Americanas apresentou, nesta quinta-feira (12), uma prestação constas extraordinária. A prestação foi necessária após a empresa revelar, na noite de quarta-feira (11), que encontrou um rombo contábil de mais de R$ 20 bilhões de reais.
O diretor-presidente da empresa, oriunda da fusão entre a Lojas Americanas e B2W, Sergio Rial, renunciou ao cargo, após a identificação das inconsistências.
A área contábil da Americanas identificou a existência de operações de compras feitas pela companhia em valores de R$ 20 bilhões, mas que não se encontram adequadamente refletidos na conta fornecedores nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre de 2022.
A empresa, por sua vez, afirma estimar que o “efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial”. Mas não fica claro se ela está falando do efeito caixa imediato ou também futuro.
As ações da Americanas (AMER3) fecharam em queda de 77,33%, nesta quinta-feira (12), nas voltaram a subir levemente nesta sexta-feira (13).
O Conselho Federal de Contabilidade, irá instaurar um processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso de inconsistências em lançamentos contábeis das Lojas Americanas
Fonte: Valor Investe | Empresas