O Espírito Santo também foi atingido pelo apagão cibernético global que afetou diversos serviços, na manhã desta sexta-feira (19). A falha, causada por um problema no software de segurança cibernética “Falcon”, da empresa CrowdStrike, gerou instabilidades em bancos, serviços de comunicação, aeroportos, empresas de locação de carros e operadoras de linhas aéreas no estado.
Locadoras de carros como Localiza e Movida enfrentaram instabilidades nos seus sistemas, dificultando a realização de reservas e retiradas de veículos. Já as operadoras aéreas, como LATAM e Gol, informaram atrasos e cancelamentos de voos, principalmente aqueles que dependiam de sistemas de check-in online.
Clientes de bancos como Itaú e Banco do Brasil também relataram dificuldades em acessar serviços online e realizar transações. As operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, também registraram instabilidades em seus sistemas, afetando serviços de internet e telefonia.
De acordo com as empresas afetadas, os sistemas estão sendo restaurados gradativamente. No entanto, ainda não há um prazo definido para que todos os serviços voltem à normalidade. Recomenda-se que os consumidores tenham paciência e evitem utilizar os serviços online enquanto as instabilidades persistem.