Após o vereador de Nova Venécia, Pedro Gonçalves (Podemos), ter o mandato cassado devido à anulação dos votos do partido Podemos nas eleições de 2020, por conta do uso de candidaturas laranjas e fraude na cota de gênero, a Justiça Eleitoral do Espírito Santo fez a recontagem dos votos e confirmou Otamir Carloni (PSB) para assumir a vaga.
Como todos os votos a candidatos do partido Podemos foram considerados nulos, foi necessário fazer a recontagem para que houvesse um novo coeficiente eleitoral e apontar o novo dono da cadeira na Câmara. Isso porque a decisão cassou o diploma e o mandato de Pedro Gonçalves, eleito para o cargo de vereador, e dos suplentes eleitos pelo partido, além dos registros de candidatura e diplomas de todos os candidatos vinculados ao Podemos.
De acordo com Otamir Carloni a notificação oficial pela Câmara de Vereadores ainda não chegou. Além disso, antes de assumir o cargo, será necessário passar por alguns trâmites legais.
“Recebi nesta terça-feira (12) um documento da Justiça Eleitoral, do Sistema de Gerenciamento da Totalização, onde o meu nome já foi inserido. Ainda não fui oficialmente comunicado pela Câmara, mas isso é um processo normal. Acredito que ainda esta semana eu possa ser diplomado, como reza o regulamento, para que depois, talvez na próxima semana, eu seja convocado oficialmente. Infelizmente não foi da maneira como gostaríamos que fosse, mas essas questões fazem parte da política. Agora vamos assumir o nosso papel e trabalhar representando os cidadãos venecianos, legislando sobre assuntos de interesse local, fiscalizando os atos do Poder Executivo, as contas do município e ajudando a definir a melhor forma de aplicação dos recursos públicos, honrando os 414 votos que tivemos na eleição de 2020”, projeta.
Há possibilidade que Otamir Carloni assuma a cadeira na Câmara de Vereadores de Nova Venécia já na sessão ordinária da próxima terça-feira (19).