A Apple deve lançar, nesta quarta-feira (7), o iPhone 14, batizado de Far Out. O lançamento será transmitido pelo site da empresa e pelas suas redes sociais, a partir das 14h.
A Apple, oficialmente, não deu muitos detalhes sobre novo modelo. Segundo especialistas, as versão serão iPhone 14 e iPhone 14 Pro, com 6,1 polegadas, e iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max, com 6,7 polegadas. A versão mini pode ser cancelada, por um baixo volume de vendas.
A câmera do iPhone 14 Pro espera-se que venha com um sensor de 48MP, gravação em 8K e recursos de edição para vídeos profissionais.
Os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Plus, provavelmente, poderão ser comprados na cor roxo. O roxo mudaria de tom conforme a iluminação do ambiente.
Os iPhones 14 e 14 Max devem vir com o chip A15 Bionic, enquanto o 14 Pro e 14 Pro Max já devem vir um novo chip, o A16 Bionic.
Suspensão da venda do iPhone sem carregador
A Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, suspendeu a venda de iPhones sem carregador e multou a Apple em mais de R$ 12 milhões. A Senacon cassou, ainda, o registro dos aparelhos a partir do modelo iPhone 12.
Segundo o órgão, trata-se de venda casada e a Apple não demonstrou o alegado conjunto de ações de proteção ambiental em solo brasileiro.
Ela considerou ainda que a exclusão dos carregadores não levou à redução no preço do iPhone, o que configura transferência de responsabilidade a terceiros.
A empresa deixou de incluir o carregador a partir do lançamento do iPhone 12.
A Apple anunciou na terça-feira (6) que vai recorrer da decisão. Segundo a Apple, existem bilhões de adaptadores de energia USB-A já em uso em todo o mundo que os clientes podem usar para carregar e conectar seus dispositivos.
Ainda segundo a empresa, eliminar os carregadores da caixa ajudou a reduzir mais de 2 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono.