Faleceu, na madrugada desta quarta-feira (30), aos 92 anos, Padre José Mendes Lucas, pároco muito querido em Aracruz. A Paróquia São João Batista de Aracruz emitiu, nota de pesar pelo falecimento.
Segundo a Declaração de Últimos Desejos, Padre Lucas pediu que seu velório fosse com simplicidade e pobreza. Gastos com flores e velas deverão ser revertidos em cestas básicas, entregues aos necessitados.
O velório será realizado na Capela Mortuária a partir das 8h30. A missa de corpo presente será às 16h na Matriz São João Batista, presidida pelo Bispo Dom Lauro Sérgio.
Padre Lucas
José Mendes Lucas nasceu em 15/04/1932, na Freguesia de Vale do Espinho, Concelho de Sabugal, Distrito de Guarda, Portugal. Foi ordenado padre em 1956 e, após alguns anos, decidiu partir em missão para Angola. Já em Linhares, na época pertencente a Arquidiocese de Vitória, ajudou a fundar comunidades eclesiais de base.
Em Aracruz, sucedeu o saudoso Monsenhor Guilherme Schmitz, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista em 1983, permanecendo até Julho de 2005. Assumiu os grandes desafios de sua época, em especial, o pastoreio da Paróquia São João Batista que em sua chegada era única em todo o território do município de Aracruz.
Desempenhou grande papel em Aracruz, sobretudo a colocação da prática do Concílio Vaticano II, a criação de várias comunidades eclesiais de base, bem como o fortalecimento das lideranças, também a articulação e criação das paróquias Imaculada Conceição em Coqueiral, Coração Eucarístico de Jesus em Guaraná, e a articulação da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no Bairro Bela Vista na Sede.
Padre Antônio Luiz fala sobre o falecimento do Padre Lucas