O município de Aracruz está recebendo cerca de 2.000 artesãos de todo o país que vieram participar do VIII Congresso Nacional dos Artesãos.
O evento começou nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20), no Sesc, localizado na Praia Formosa.
O prefeito Dr. Coutinho, o governador do Estado, Renato Casagrande, e a vice-governadora Jacqueline Moraes, participaram da solenidade de abertura.
Neste sábado (19), comemora-se o Dia do Artesão e pautas importantes para a classe serão debatidas, como a Regulamentação da Lei do Artesão e a discussão do Projeto de Lei Nº 1919/2021, que trata sobre a Aposentadoria do Artesão.
O objetivo do encontro é abrir o diálogo com a categoria, discutir políticas públicas, promover a troca de experiências, além de fortalecer o setor, que foi representado por 21 estados.
Os artesãos irão tratar de diversos temas, a fim de deixar o artesanato mais competitivo, bem como debater a Legislação Brasileira para a classe, a Base Conceitual do Artesanato, a regulamentação da profissão, além das perspectivas para a aposentadoria.
Para a vice-presidente da Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (Assoara), Rita de Cássia Rebuzzi dos Santos, esse é um momento maravilhoso. “Para nós, aracruzenses e artesãos, é uma grande felicidade receber os nossos colegas aqui. Temos uma enorme expectativa acerca dos temas que trataremos neste Congresso. São meses trabalhando arduamente e lutando para que tenhamos nossos direitos garantidos”, comentou.