As populações de 11 municípios do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, receberam uma nova agência do Banco do Nordeste. A unidade em Aimorés foi inaugurada nesta quinta-feira, 15, com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara, de diretores da instituição e do superintendente estadual em Minas Gerais, Wesley Maciel.
A agência atende toda a classe produtiva de Aimorés, Conselheiro Pena, Galiléia, Itueta, Mutum, Resplendor, Santa Rita do Itueto, Taparuba e, provisoriamente, Cuparaque, Goiabeira e São Geraldo do Baixio.
Paulo Câmara destaca que o Banco do Nordeste oferece oportunidades de transformação aos empreendedores das localidades onde atua. “Temos a responsabilidade confiada pelo presidente Lula de fazer o Banco do Nordeste crescer e crescer da maneira certa: perto das pessoas. Aimorés ganha uma nova agência, abrangendo 11 municípios, para continuar expandindo o nosso trabalho, seja a partir do microcrédito, com os programas Agroamigo e Crediamigo, seja no apoio às micro e pequenas empresas e aos grandes empreendimentos, da indústria, do comércio, dos serviços, do turismo. Vamos gerar renda, gerar oportunidades e fazer com que a população tenha a possiblidade de realizar seus sonhos. O Banco do Nordeste tem esta missão: ajudar a população e diminuir as desigualdades em toda a sua área de atuação”, declarou o presidente.
O superintendente estadual, Wesley Maciel, ressalta que o Leste de Minas Gerais é tratado com prioridade desde que passou a fazer parte da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Vamos intensificar e ampliar as contratações. Isso significa crédito mais barato na mão de quem está empreendendo, na área urbana ou rural. Vamos mudar esta região”, prevê.
Para o gerente da agência, Victor Merchid, esta quinta-feira marca um dia histórico. “Hoje é a primeira página de um livro que vamos escrever, de uma nova agência, em uma nova região. Vamos oferecer crédito mais barato e subsidiado, com prazos adequados, aos empreendedores de todos os 11 municípios sob a jurisdição da agência Aimorés”, afirma.
O secretário municipal de Administração, Fernando Antônio Ton Araújo, representou o Poder Executivo na solenidade. “O Banco do Nordeste tem desempenhado um papel crucial no fomento ao desenvolvimento regional. A chegada desta unidade representa um passo importante para o fortalecimento econômico de Aimorés, oferecendo aos grandes empresários, agricultores e pequenos empreendedores as ferramentas necessárias para o crescimento. Desejo que esta unidade se torne um verdadeiro pilar de apoio ao desenvolvimento de Aimorés e região”, disse.
No mesmo dia, o presidente Paulo Câmara inaugurou em Mantena a unidade de atendimento dos programas de microcrédito Agroamigo e Crediamigo. A agência do BNB em Mantena está em fase final de preparação.
A comitiva da instituição contou ainda com as presenças dos diretores de Negócios, Luiz Abel Amorim de Andrade, e Financeiro e de Crédito, Wanger Antônio de Alencar Rocha e dos superintendentes do Crediamigo, Hélton Chagas Mendes, de Agronegócio e Microfinança Rural, Luiz Sérgio Farias Machado, e de Logística, Wagner Argolo.
O BNB tem, agora, 21 agências em Minas Gerais. Em breve, outras três unidades abrirão as suas portas, todas no Vale do Rio Doce: Guanhães, Inhapim e Mantena. A instituição também atende pelo telefone 0800-728-3030 e pelo seu portal na internet.