Barra de São Francisco decidiu tomar medidas preventivas após um caso de raiva humana ser confirmado a cerca de 10 km de distância, na cidade de Mantena, em Minas Gerais.
A prefeitura do município anunciou uma campanha de vacinação de bloqueio na divisa com a cidade mineira, com imunização de cães e gatos, que teve início nesta segunda-feira (24).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que notificou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sobre a situação e que, em conjunto, serão tomadas as medidas de prevenção necessárias.
A prefeitura de Barra de São Francisco programou um mutirão de vacinação dos animais contra a doença, que ocorrerá no “Dia D”, previsto para 6 de maio. Mais detalhes sobre a ação serão divulgados pela prefeitura na próxima semana.
A Sesa afirmou que a ação de vacinação na próxima semana será somente em Barra de São Francisco, em virtude do caso de raiva humana identificado na cidade mineira, vizinha ao município capixaba.
O paciente de 60 anos, que contraiu a doença, segue internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, após apresentar quadro de confusão mental.
Ele foi inicialmente atendido no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra do São Francisco, no dia 7 de abril, mas precisou ser transferido devido ao estado crítico. O homem é criador de gado e morador da cidade de Mantena (MG).
A raiva é uma doença viral transmitida principalmente pela mordida de animais infectados.
A vacinação de cães e gatos é importante para evitar a disseminação da doença. A doença é fatal e, por isso, a prevenção é fundamental.