O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza, neste sábado (30), o Dia D de vacinação. A expectativa é de que cerca de 59.700 doses sejam aplicadas.
O mutirão de vacinação referente ao mês de julho terá a participação de 56 municípios com a disponibilidade à população de doses contra a Covid-19, Influenza, Sarampo, Meningite, além das vacinas de rotina.
É a oportunidade para que a população possa atualizar a caderneta de vacinação de toda a família.
O mutirão de vacinação é uma iniciativa das secretarias municipais de saúde, com a Sesa, visando à proteção de toda população-alvo contra a Covid-19 e também para deter a circulação de demais doenças imunopreveníveis.
As vacinas para a Covid-19 estão disponíveis às crianças a partir dos 03 anos para imunização do esquema primário, além das doses de reforço para população com mais de 18 anos.
Para a Influenza, a vacinação é disponível para toda população, acima dos seis meses de idade.
Já para Sarampo e Meningite são destinadas a grupos específicos: crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde, contra o Sarampo; e adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde, contra a contra Meningite meningocócica C (conjugada).
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, foi eleita a melhor empresa em quatro categorias na 24ª edição do Prêmio Abradee. A premiação foi realizada em Brasília, nesta quinta-feira (28).
A EDP foi premiada em Responsabilidade Socioambiental, Evolução do Desempenho e entre as melhores empresas da região Sudeste. Além disso, a Companhia foi reconhecida entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil.
“Sermos premiados em três categorias do prêmio e finalista entre as melhores distribuidoras do País, reflete a continuidade dos nossos esforços em sermos referência em distribuição de energia elétrica e reconhece a satisfação dos clientes com o serviço que prestamos. É a percepção dos clientes, afirmado no Prêmio Abradee, que atesta que todo trabalho e investimentos realizados estão atingindo seus objetivos”, destaca o vice-presidente de Geração e Redes da EDP, Luiz Otavio Assis Henriques.
O prêmio Abradee é oferecido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa e Opinião, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A Empresa competiu pelo prêmio com concessionárias de energia de todo o País que prestam serviços para mais de 500 mil clientes.
A iniciativa tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.
Investimentos
A EDP fará um investimento recorde de cerca de R$ 3 bilhões no Espírito Santo entre 2021 e 2025. Trata-se de praticamente o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020. Apenas no primeiro trimestre de 2022, houve um aporte de R$ 158,8 milhões no Estado em ações como a construção de uma nova subestação no município de Jaguaré.
Até 2025, a EDP vai ampliar a flexibilidade da operação e reforçar a atualização tecnológica das redes e proteção das subestações. Em outra frente, construirá subestações, melhorando a confiabilidade do sistema e a segurança e qualidade do fornecimento de energia. Pensando no futuro, a EDP vai ampliar seu projeto de redes inteligentes, que permitem facilitar serviços como religação automática, balanço de tensão e combate a fraudes.
Prêmio Abradee
Conferido anualmente desde 1999, o Prêmio Abradee é a mais reconhecida premiação do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil. O reconhecimento é concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que reúne concessionárias de distribuição atuantes em todas as regiões do País, responsáveis pelo atendimento de 99,6% do mercado brasileiro de energia.
A metodologia do prêmio leva em consideração dados obtidos por meio dos indicadores internos das empresas, dos relatórios de gestão, e indicadores do Instituto Ethos, além da avaliação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do FNQ. A premiação também leva em conta o resultado da Pesquisa de Satisfação do Cliente, realizada pela Associação em conjunto com a Innovare Pesquisa.
Uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo, na manhã desta quinta-feira (28), na rodovia BR-267, em Bataguassu. A causa do incêndio ainda não foi identificada.
As chamas consumiram a carga do veículo, mas um painel de Nossa Senhora Aparecida, que estava acoplado ao espaço, permaneceu intacto.
O cavalo mecânico, composto pela cabine, rodas e motor do veículo, que estavam diante do painel da padroeira do Brasil, também não foi afetado.
O motorista não ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, foram utilizados cerca de 600 mil litros de água para conter as chamas.
No ranking consolidado do público presente nos estádios nas 4 divisões do Brasileirão, o Nova Venécia aparece em 62ª posição, com média de público de 1.153. A análise foi divulgada no Twitter de Adethson Leite Jr, pesquisador de futebol.
O clube veneciano tem média de público presente superior a 9 clubes da Série C, entre eles, o Ferroviário e o Volta Redonda.
No quesito arrecadação, o clube ficou na 61ª posição, com uma arrecadação total de R$ 171 mil reais, na frente de 10 clubes da Série C.
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 3 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis ao longo do segundo trimestre de 2022. O volume representa um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a Suzano comercializou entre abril e junho um total 2,7 milhões de toneladas de celulose, matéria-prima utilizada na fabricação de papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros produtos essenciais para o dia a dia das pessoas. No segmento de papéis, com destaque para os produtos de imprimir e escrever, papelcartão e outros tipos de papéis especiais, as vendas somaram 324 mil toneladas.
O maior volume de vendas, influenciado pela demanda favorável, contribuiu para que a receita líquida trimestral da Suzano totalizasse R$ 11,5 bilhões, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2021. Já a geração de caixa operacional somou R$ 5,1 bilhões entre abril e junho, com leve oscilação positiva de 2%.
“Os fortes resultados do segundo trimestre decorrem não apenas da alta de preços e da demanda positiva do mercado, mas também dos esforços das equipes da Suzano em todas as frentes de atuação para ampliar ainda mais nossa excelência operacional. A solidez financeira e o consistente desempenho operacional têm nos permitido ampliar nossa capacidade de gerar e compartilhar valor com nossos stakeholders”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.
Investimentos
A companhia ampliará de R$ 13,6 bilhões para R$ 16,1 bilhões o valor a ser investido ao longo de 2022. Deste total, R$ 7,3 bilhões permanecem sendo destinados ao Projeto Cerrado, que já atingiu 21% de seu progresso físico e avança conforme planejado. A fábrica de celulose em construção no município de Ribas do Rio Pardo (MS) demandará R$ 19,3 bilhões em investimentos acumulados até 2024. No pico das obras, serão gerados 10 mil postos de trabalho na região.
O ritmo de investimentos segue adequado à disciplina financeira da Suzano e alinhado com o objetivo da companhia de compartilhar valor com todos os stakeholders.
No decorrer dos últimos meses, a Suzano anunciou importantes investimentos e iniciativas, incluindo a constituição da Suzano Ventures, corporate venture capital para intensificar o investimento da empresa em startups no Brasil e no exterior; a intenção de construir uma nova fábrica de bens de consumo no Espírito Santo; duas transações de aquisição de ativos que irão aumentar a competitividade estrutural de madeira, principal matéria-prima na produção de bioprodutos; o pagamento de dividendos; e novos programas de recompra de ações.
Na frente social, a Suzano pretende dobrar o número de pessoas beneficiadas em 2022, alcançando cerca de 50 mil beneficiários por meio de seus projetos sociais. Na agenda ambiental, entre as muitas iniciativas em curso, destaque para um dos maiores esforços de restauração do país, com 35 mil hectares de áreas em restauração e o compromisso de conectar meio milhão de hectares de fragmentos florestais até 2030. Iniciativas sociais e ambientais da Suzano foram detalhadas durante o 2º ESG Call da companhia, realizado com o objetivo de ampliar a transparência e engajamento com partes interessadas sobre temas materiais relacionados ao negócio.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.
Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Interessados em participar de processos seletivos e conquistar uma vaga de trabalho em Linhares e região têm a plataforma Recoloca Rio Doce para cadastrar seus currículos.
A ferramenta faz parte de iniciativa da Fundação Renova para reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).
Com o foco em recolocar a população no mercado de trabalho, o Recoloca visa também levar desenvolvimento humano aliado ao objetivo de estimular a retomada do desenvolvimento econômico na região atingida.
A ferramenta on-line e gratuita, desenvolvida pela Fundação Renova em parceria com a Kienbaum Consultoria, é um canal disponibilizado para as pessoas das comunidades atingidas que buscam inserção no mercado de trabalho.
“O objetivo é formar um banco de currículos qualificado, no qual as empresas encontram profissionais conforme suas demandas. As empresas também anunciam as suas vagas”, diz Jucilene Junia Martins, analista do Programa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova.
Nesta semana, 2 oportunidades de emprego para atuação nas ações de reparação e compensação executadas pela Fundação Renova estão abertas no município de Linhares. As vagas disponíveis são oferecidas pela empresa Palma Construtora e Incorporadora para a função de pedreiro.
As vagas e os requisitos podem ser conferidos na plataforma Recoloca Rio Doce e no Sine de Linhares. Os profissionais interessados devem cadastrar seus currículos na ferramenta digital.
Com o uso da plataforma, os currículos impressos não serão mais considerados nos processos seletivos de fornecedores e parceiros da Fundação Renova. O cadastramento do currículo não garante a contratação, mas é requisito para concorrer às vagas.
Os documentos digitais, unificados na plataforma, possibilitam um maior alcance e acesso às vagas, já que as necessidades das empresas são mapeadas e os candidatos, direcionados de acordo com as demandas de cada empreendimento.
Capacitações de mão de obra
O Recoloca Rio Doce também oferece capacitações para o mercado de trabalho, como treinamentos e videoaulas sobre elaboração de currículos, o que possibilita o aprimoramento das habilidades dos profissionais dos profissionais das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A iniciativa amplia as possibilidades de os profissionais atingidos retornarem ao mercado de trabalho no município.
Mão de obra local
A valorização da mão de obra local é um dos compromissos da Fundação Renova para execução das atividades de reparação, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana. Fornecedores da Fundação Renova também consideram a priorização da contratação local para execução dos seus trabalhos.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
O presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, apresenta as soluções de financiamento da instituição a empresários do Espírito Santo, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29).
Gomes vai cumprir agendas negociais em Aracruz, Linhares, Colatina e São Gabriel da Palha. O presidente do BNB estará acompanhado do superintendente estadual para o Espírito Santo e Minas Gerais, Wesley Maciel, e dos gerentes das agências da instituição no estado.
A comitiva vai destacar as vantagens das linhas de crédito do Banco do Nordeste em encontros a partir das 9h de quinta-feira (28), com a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Às 19h do mesmo dia, os gestores estarão reunidos a classe empresarial de Linhares no Hotel Days Inn.
Na sexta-feira (29), os compromissos começam em Colatina. Às 12h30, José Gomes da Costa apresenta as condições do BNB aos empresários em encontro no restaurante Drink.
Na parte da tarde, às 15h, o grupo leva informações sobre crédito rural à 2ª Feira de Agronegócios da Cooabriel, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel.
Durante os dois dias, a comitiva ainda cumpre agendas de negócios com empresários dos quatro municípios.
Empreendedores de todos os portes e segmentos da economia de 31 municípios do Espírito Santo, que compõem a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), podem acessar os recursos administrados pelo Banco do nordeste.
A instituição atende a população capixaba em cinco agências, localizadas em Colatina, Nova Venécia, Linhares, Pinheiros e São Mateus.
A 2° Feira de Agronegócios da Cooabriel, promovida pela Cooabriel, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, começa nesta quinta-feira (28) e vai até sábado (30) e leva oportunidades e novas tecnologias aos produtores.
A feira será realizada no Córrego São Gabriel, ao lado do complexo de armazéns da Cooabriel, que fica localizado na Rodovia ES-137, em São Gabriel da Palha. A entrada do evento é franca para visitação.
Estarão presentes na feira cooperados da Cooabriel e familiares, produtores da região, pesquisadores, estudantes do agronegócio, empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos e insumos, bancos e instituições de fomento à agricultura, órgãos públicos de fomento ao desenvolvimento econômico e de pesquisas.
O ambiente de exposição conta com cerca de 60 empresas que levarão para a feira linhas de fertilizantes, defensivos e foliares, máquinas de beneficiamento de café e outros implementos agrícolas, tecnologias de aplicação, equipamentos de irrigação, energia solar, além de empresas de veículos e tratores, monomotores, drones pulverizadores, maquinários de grande porte, instituições de crédito e de tecnologia de inovação.
O Centro de negócios conta com identificação das 16 lojas da Cooabriel do Espírito Santo e da Bahia, além de estandes com cerca de 60 fornecedores e seis agências financeiras: Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Bradesco, Cresol e Banestes.
“Estamos preparados para receber o público. Os expositores estão concentrando sua preocupação em demonstrar as tecnologias que visem auxiliar os produtores a conduzirem suas atividades com redução de mão de obra, um dos desafios do campo. A mecanização, a automação é uma realidade, bem como o agro 4.0 que já bateu na porta. Além do mais, nesta feira 2022 temos uma quantidade maior de engenheiros e técnicos para orientar os produtores. Antes de fazer negócios haverá um profissional para orientá-lo e as empresas expositoras estão reunindo no local seus melhores técnicos para o Espírito Santo. O propósito da feira é fazer com que o produtor tenha conhecimento para tomar as melhores decisões”, afirmou o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
Entrevistas
Luiz Carlos Bastianello, Presidente da Cooabriel
Onivaldo Lorenzoni, Vice-presidente da Cooabriel
Jonathan Rondelli, Secretário da Cooabriel
Carlos Augusto Pandolfi, Superintendente da Cooabriel
Record Histórico
A 2° Feira de Agronegócios da Cooabriel começou apresentando um resultado histórico da cooperativa.
Com 1,8 milhões de sacas, a Cooabriel alcança sua meta e anuncia seu novo recorde de recepção de sacas conquistado nesta data. O volume é resultado da soma de recepção da safra de seus cooperados em todas as 12 unidades armazenadoras da Cooabriel no Espírito Santo e na Bahia.
No ano de 2021 a Cooabriel fechou o exercício com a recepção de 1.534.981 sacas (60kg). O maior volume recebido aconteceu em 2019, com 1.676.437 sacas(60kg).
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, anunciou o novo recorde de recepção durante a abertura da feira. Na mesma ocasião, também foi celebrada a superação de R$ 1 bilhão de faturamento bruto pela Cooabriel.
“Temos inúmeros motivos para comemorar. Estamos na segunda edição da feira e tudo está de acordo com o esperado Ultrapassamos R$ 1 bilhão em faturamento e chegamos a meta de recepção de café. Estamos comemorando. Quero deixar agradecimento a todos que confiam no trabalho da Cooabriel”, disse.
O gerente corporativo de Armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, também comemorou a conquista: “Estamos celebrando esse resultado com muito orgulho pela confiança dos cooperados para com nossa cooperativa. O mérito é dos nosso cooperados. Mas, registro um agradecimento a toda equipe da Cooabriel,em especial, dos armazéns nos dois estados, que se empenharam junto aos cooperados para o alcance desta importante meta e atendimento diferenciado. Este também é o resultado do suporte em estruturas revitalizadas no sistema de armazenamento da Cooabriel”, afirmou.
A Cooabriel
A Cooabriel que tem quase 59 anos de atuação no ramo do agronegócio nasceu em São Gabriel da Palha em 1963, no mesmo ano da emancipação do município, considerado o berço do café conilon do Brasil.
A cooperativa iniciou suas atividades (1963) a partir de um setor de consumo (mercearia para atender os produtores em itens de necessidades básicas) em uma casa no centro de São Gabriel da Palha (onde hoje é a sede administrativa). Em seguida foi trabalhando com café (no início foi café bourbon, variedade arábica).
O café conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café no Brasil, que acontecia em meados da década de 60. Desde então, a cooperativa abraçou a causa e trabalha com a variedade, com soluções e suporte à atividade dos cooperados para a busca da eficiência produtiva, aliando tecnologia x sustentabilidade.
A Cooabriel oferece a seu cooperado suporte do plantio ao mercado. Todas as ações, são alinhadas para ampliar e melhorar cada vez mais a prestação de serviços e oferecer grande suporte à atividade das famílias produtoras.
Um ciclista morreu após ser atropelado, na tarde desta quarta-feira (27), por um caminhão caçamba na Rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Interlagos, em Linhares.
A vítima foi parar debaixo do caminhão. A Polícia Militar isolou o local até a chegada da perícia da Polícia Civil.
O local foi isolado até o fim dos trabalhos da perícia. O corpo foi encaminhado ao SML de Linhares.
O suspeito de ter assassinado Eliana Teodoro de Souza, de 33 anos, no bairro Aeroporto, em Nova Venécia, teve a prisão preventiva decretada e agora é procurado pela Polícia. O crime aconteceu no último domingo (24).
A prioridade agora é encontrar o homem que era companheiro da vítima. Ele foi identificado apenas como “Léo” ou “Eliel”. A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Nova Venécia está responsável pelo caso.
A investigação segue na linha de feminicídio, quando a vítima é morta apenas pela desigualdade de gênero ou crime de ódio contra mulheres.
Relembre o caso
Uma mulher foi encontrada morta na noite do último domingo (24), dentro do banheiro da casa onde morava, na rua B, bairro Aeroporto, em Nova Venécia. A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que disseram ter ouvido muitos gritos dentro da residência onde mora um casal e que brigas no local eram constantes.
Ao chegar no endereço, a Polícia Militar chamou e não foi atendida. Após olhar por cima do muro, os policiais viram manchas de sangue no quintal. Os militares entraram na casa e encontraram o corpo de Eliana Teodoro de Souza, de 33 anos, caído no banheiro.
De acordo com a PM, haviam manchas de sangue em vários cômodos da residência. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ao chegar no local constatou que a vítima já estava morta.
A Perícia da Polícia Civil foi acionada e o corpo encaminhado para o SML (Serviço Médico Legal) em Linhares. O companheiro da vítima é o principal suspeito do crime. Ele fugiu da residência assim que a Polícia chegou ao local e está foragido.
Quem tiver alguma informação sobre o suspeito pode denunciar através do Disque-denúncia (181) qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de delitos ou infrações. A ligação é gratuita e pode ser realizada em qualquer município do Estado.