Nas últimas semanas, escolas das redes pública e particular vêm recebendo ameaças de massacres.
Uma mensagem no banheiro de uma escola do bairro Jardim Camburi, em Vitória, deixou alunos, pais e professores assustados.
“Massacre 03/05/22” foi escrito em uma das paredes do local e a mensagem foi encontrada na segunda-feira (02) por funcionários da escola municipal.
A Polícia Militar foi acionada. Equipes da 12ª Companhia Independente estiveram na escola municipal e, de acordo com a polícia, foi constatado que se tratava de uma brincadeira de um aluno de 10 anos.
O mesmo já havia acontecido em Aracruz, onde um vídeo, postado por um menor na rede social TikTok, levou terror a pais e alunos de diversas escolas do município.
A postagem trazia a foto de um revólver, acompanhado de 3 munições. Ao fundo, era possível ver a entrada da EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, com os dizeres “tá chegando 3/05/2022 masac@r#”, sugerindo uma ameaça de massacre aos alunos e professores.
Segundo a Polícia Militar, os envolvidos foram identificados. Eles não têm nenhuma participação com o crime e nenhum envolvimento com ato ilícito. As ameaças seriam uma brincadeira que repercutiu. A foto da arma utilizada na postagem seria de uma ocorrência policial em Rondônia, em 2019.
Outros Casos
No Colégio Universitário USCS, localizado na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, uma pichação encontrada no banheiro fala sobre um susposto massacre também nesta terça-feira (3).
Um aviso parecido foi encontrado no Centro de Ensino Médio 1 do Gama, ou CEM 01, no Distrito Federal. Em uma carteira escolar foi escrito “dia do massacre: 20/04/2022”. O caso está sob investigação e a suspeita é de que foi uma brincadeira.
Outro colégio que enfrentou a mesma situação é o Agostiniano Mendel, localizado na zona leste de São Paulo. A pichação indicava que um possível massacre aconteceria no dia 28/04/2022.
Um aviso escrito no banheiro feminino da Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo, localizada no município de Traipu, em Alagoas, anunciava um massacre para o dia 02/05/2022.
Brincadeira ou não, em todas as escolas o policiamento foi reforçado e o Conselho Tutelar acionado. Alguns alunos já foram identificados e os pais responsabilizados.
Fonte: Folha Vitória e Revista Crescer