A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem início nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 14 de junho.
O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus, empreender esforços para erradicação da poliomielite, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar a cobertura vacinal, uma vez que o país é classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem. Ainda existem dois países endêmicos para a doença, Paquistão e Afeganistão, que já registraram agora em 2024, 13 casos de poliomielite.
As crianças de um ano a menores de 5 anos de idade deverão receber a vacina de forma indiscriminada com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses da vacina inativa contra poliomielite (VIP). Já as crianças menores de 1 ano, de acordo com avaliação da situação vacinal.
A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.