O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a SaferNet Brasil lançaram o Escola Segura, um canal online para receber denúncias de ataques contra escolas, onde uma equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública analisa as informações enviadas.
Centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças e as denúncias são anônimas.
O processo de preenchimento do formulário é simples, rápido e seguro, sendo possível denunciar sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos.
Desde 2006, a SaferNet Brasil recebeu e processou 767.938 denúncias anônimas de apologia e incitação a crimes contra a vida envolvendo 143.302 páginas distintas, das quais 116.070 foram removidas.
Na próxima segunda-feira (10), representantes do Ministério da Justiça e das plataformas digitais se reúnem para instituir um protocolo de ação em conjunto com órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O objetivo é evitar a violência nas escolas.
O MJSP também deve investir R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares ou ações similares, que serão ofertados aos estados e municípios e sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O grupo interministerial para discutir ações de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas do país, liderado pelo Ministério da Educação e instituído por meio de decreto presidencial, realizou sua primeira reunião nesta semana.
O objetivo é construir uma política de prevenção à violência nas escolas, incluindo ações imediatas e concretas nos estabelecimentos de ensino e entorno.
Fonte: Agência Brasil