A ECO101 protocolou, na tarde desta sexta-feira (15), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal de intenção para deixar o contrato de concessão da BR-101 por meio de uma devolução amigável. No documento, a empresa pede à agência a extinção do contrato e a celebração de um termo aditivo com novas condições contratuais até uma nova licitação.
O Governador do ES, Renato Casagrande, falou, em vídeo, como a entrega da concessão vai prejudicar o estado.
“Recebemos com tristeza a notícia da Eco101, com relação a entrega da concessão da duplicação das obras da BR-101. Me ligou, na sexta-feira (15), o presidente nacional da Eco Rodovias, falando disso, falando das dificuldades com o contrato, mas é muito ruim para o nosso estado a gente verificar que pode atrasar ainda mais a duplicação dessa via.” disse o governador.
Segundo a Eco101, a complexidade do contrato, marcado por fatores como dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental e financiamentos; demora nos processos de desapropriações e desocupações; decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de alterar o contrato de concessão; não pedagiamento da BR-116; não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro e o agravamento do cenário econômico, tornaram a continuidade do contrato inviável.