A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está orientando os moradores para que os mesmos possam receber em seus domicílios os recenseadores para levantamento dos dados do Censo 2022.
Segundo o IBGE, mesmo os recenseadores estando sempre uniformizados com coletes de identificação, boné do Censo, crachá e Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), a recusa para recebê-los é grande, o que dificulta o trabalho.
Durante a visita estão aplicando dois tipos de questionários: o básico, que contém 26 quesitos, e leva cerca de cinco minutos para ser respondido, e o ampliado, que conta com 77 perguntas e é respondido em cerca de 16 minutos em 11% dos domicílios.
Neste ano, além da coleta presencial, também é possível responder pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Os trabalhos se inciaram em agosto e se encerrarão na primeira semana de novembro.
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos para se fazer um levantamento amplo de coleta de dados sobre a população brasileira, o que permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Com isso é possível saber exatamente, por exemplo, qual o tamanho da população, sua faixa etária, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, dentre outras informações.
Vale ressaltar que as informações levantadas pelo Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.
Atualmente, estima-se que a população brasileira é de 215 milhões de pessoas morando em 75 milhões de domicílios no país. Para qualquer dúvida, o IBGE oferece ao cidadão uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.