Centro Cultural em Baixo Guandu divulga nova programação

Espaço tem patrocínio do Instituto Cultural Vale

A programação cultural em Baixo Guandu ganhou novo fôlego desde a inauguração do Centro Cultural de Artes Integradas (Cecarti), há cinco meses.

Oficinas artísticas (como teatro, música e pintura), projetos culturais, exposições de obras e cinema são algumas das atividades que passaram a fazer parte da rotina na cidade. O espaço é administrado pela Associação Cultural Cadoz e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O Cecarti é o primeiro Centro Cultural do Noroeste do Espírito Santo e um dos destaques do balanço Vale+ EFVM, publicação que reúne informações sobre a atuação da Vale ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Até o dia 6 de maio, será possível conferir, gratuitamente, a Exposição Professor Equimar de Assis, no Cecarti. Ela inclui obras do artista plástico e professor de Geografia, que faleceu recentemente e deixou uma coleção de mais de dois mil quadros pintados.

A galeria receberá também obras do artista cubano Pablo Vazquez e dos guanduenses Diego Maurício e Maria Luiza.

“O Cecarti é a realização de um sonho da Cadoz, proporcionar, não só aos guanduenses, mas também a toda região o acesso democrático às artes é o que move a locomotiva dentro de cada um de nós. O brilho no olho de cada morador quando visita o Centro Cultural e olha nas paredes da galeria um dos seus, é transformador. Esperamos continuar a possibilitar este acesso, sejam por exposições, peças de teatro, oficinas artísticas, filmes no nosso cinema. Enfim, a jornada está só começando”, diz Igor Báfica, gerente de Projetos e primeiro secretário da Cadoz.

E a programação continua. Todos os domingos, às 17 horas, é a vez do Movimento aR.U.A. apresentar atividades relacionadas ao universo do Hip Hop, como grafite, batalha de rima, DJ e dança. A atividade também é gratuita.

“Resgatar esse tipo de movimento em Baixo Guandu é, também, dar visibilidade aos invisíveis da cidade, é trazer holofotes à nossa identidade e lutar para eliminar o preconceito e racismo que a juventude preta sofre em nosso país”, diz uma das líderes do Movimento aR.U.A., Deise Littig (Nebulosa).

Quem gosta de cinema encontra bons filmes no espaço cultural. No momento, a programação inclui Homem-Aranha: Sem volta para casa e Spirit: O indomável. Os ingressos custam R$5,00, e a sala comporta até 20 pessoas por sessão.

Serviço

Centro Cultural de Artes Integradas (CECARTI): Av. Carlos de Medeiros, Centro, Baixo Guandu, ES
Mais informações: (27) 99601-9144 ou [email protected]

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale.